quinta-feira, 30 de abril de 2009

Decoração... cores e estilos 2!

Continuando o tópico de decoração... mais algumas opções de cores e estilos...









segunda-feira, 27 de abril de 2009

Calculo de custos para casamento

Quer ter uma idéia superficial de quanto custará seu casamento?
A Isto É apresenta uma calculadora, baseada no tipo de evento que você pensa em fazer... O cálculo é feito para um casamento em São Paulo capital, mas serve pra se ter uma idéia...

O endereço é: http://istoe.terra.com.br/gentedinamica/calculadoras/casamento/calc.asp

Divirtam-se!!!

sábado, 25 de abril de 2009

Sim, papel higiênico!

Novidade na área: agora existe até papel higiênico personalizado para casamentos e outros tipos de eventos!
A novidade traz impresso poesias, desenhos, símbolos e até campanhas promocionais... tudo feito com controle de qualidade para não alterar o produto original! Apenas fotos e cores não são permitidos, e o pedido mínimo é de 4 unidades. Vale a pena conferir!













quarta-feira, 15 de abril de 2009

Buquês: Estilos e horários

Hoje resolvi falar de um dos elementos mais indispensáveis pelas noivas: o buquê! Muitas noivas me perguntam como deve ser a escolha do modelo ideal, se existem regras para isso, se devem seguir a decoração escolhida, etc e tal... então vamos lá!

Não existem regras específicas para o buquê da noiva! O ideal é adequar o modelo ao estilo do casamento, ao estilo da noiva, ao vestido, aos acessórios usados no grande dia e principalmente ao horário da cerimônia! Por isso muitas vezes recomendamos que o buquê seja escolhido após a escolha do vestido e com uma idéia ao menos das cores que terão a maquiagem e dos acessórios que serão usados.

O buquê não precisa seguir as mesmas flores nem as mesmas cores da decoração, pois como o destaque da cerimônia são os noivos, o buquê pode diferir das outras flores do ambiente, desde que não prejudique a harmonia e o clima criado pelos decoradores.

O horário da cerimônia é importante principalmente para se definir o tipo de flor utilizada, uma vez que cada uma tem a sua durabilidade e o buquê tem que estar perfeito durante o evento. Além disso, o horário da cerimônia, quase sempre define o tipo de vestido usado, tendo flores mais apropriadas para cada ocasião. Coloco então abaixo algumas dicas:


Pela MANHÃ os brancos são sempre bem vindos! Em cerimônias matutinas, o clima pede algo mais clean, assim procure usar flores do campo, rosas ou trigos que são leves. Rosas brancas com egipsofilas, copos-de-leite com ornintogalos, com folhas verdes, lisiantos são perfeitos! Recomenda-se buquês em forma de cascata, redondos, ou se quiser inovar, arranjos menores ou apenas uma flor. No verão, as noivas podem ousar um pouco mais com cores alaranjadas, lilás claro e amarelos que ficam lindas e tornam seu casamento ainda mais alegre e ensolarado.


A TARDE as cerimônias não destoam muito das recomendações da manhã. Rosas, lírios, cravos, cores branca, champagne ficam muito lindas. A mistura de 2 ou 3 cores no buquê como brancas com alaranjadas ou cor-de-rosa ou salmão estão na moda. Se quer inovar use girassóis, um looking diferente, que além de alegrar o ambiente, está sempre voltado para o sol, trazendo sua força positiva para o evento.

Cerimônias a NOITE, não tem muitas regras, pode-se usar todas as formas, cascatas, braçada, redondo bem farto combinam. Você pode abusar de todas as cores, especialmente do vermelho. Os buquês ainda podem ter brilhos dourados ou prata, flores em vários tons, ou até serem artificiais trabalhados em pedrarias, strass, miçangas, pérolas, ou em metal.



Quanto as formas, as mais utilizadas pelas noivas são:


REDONDO - usado tanto no casamento de dia, quanto na noite, depende da escolha das flores e dos complementos. Os buquês redondos, não são recomendados para noivas gordinhas, nem para vestidos com cauda, pois aumentam o volume do conjunto.




CASCATA (ou cacho de uva) - recebe esse nome por imitar a caída da água nas cascatas. É o mais clássico, podendo ser usado em qualquer horário e qualquer tipo físico de noiva, exceto as baixinhas. Para este buquê, a calda do vestido e sua sofisticação estão liberadas.





ORIGINAIS - Se você quiser ser bem diferente, além dos modelos artificiais que já citei acima, existe também a opção de misturar frutas e flores, que criam um clima bem tropical e interessante.



BRAÇADA - é o modelo mais simples de ser confeccionado, porém um buquê de muito estilo que deve ser usado por noivas altas e principalmente com postura. Este modelo serve tanto para a noite quanto para o dia, dependendo apenas dos complementos utilizados.

sábado, 11 de abril de 2009

Trajes para noivos

Como qualquer ritual, o casamento também tem suas regras e elas não são só oficiais, mas também visuais. Mesmo noivos jovens ou de espírito ousado devem se render à tradição. A regra básica é: o noivo deve ser sóbrio mas lembrando que vestir tradicional não significa tirar a roupa do baú.A roupa do noivo pode ser atualizada em detalhes na modelagem ou complementos, mas o lado fashion deve ser deixado para outra oportunidade. Se você escolher uma roupa equilibrada, poderá até usá-la outras vezes. Confira abaixo as principais opções:

FRAQUE CURTO: O fraque curto ou traje recepção é uma evolução dos fraques do passado. Do modelo tradicional, ele conserva o casaco em cinza ou mescla escura, a calça listrada em motivo garrafeiro, o colete e o plastrôn, espécie de gravata laço, estilo Dandi, em cinza prata sobre camisa impecavelmente branca.
* Vantagens: Pode ser alugado e devolvido dia seguinte. Ao comprar ou mandar fazer, acrescente mais uma calça no mesmo tecido do casaco para depois do casamento, formar um traje completo cinza escuro, curinga para qualquer hora. Por ser um clássico, nunca sai de moda nas fotos e poderá receber a interferência da moda nos volumes, larguras de lapela e abotoamentos mais altos, que neste caso devem ter coletes também com decotes altos para que possam aparecer. Acompanha bem o estilo sofisticado da noiva e sempre dá um toque chique em quem veste por ser uma roupa diferente do dia-a-dia e especial para a data, assim como o vestido de noiva. Numa concepção moderna, o plastron pode ser substituído por uma gravata em seda cinza prata e o uso do colete eliminado por modelagens de paletó tipo jaquetão (traspassados).
* Desvantagens: Por ser formal, só combina com casamentos sofisticados e, mesmo assim, à noite. Os padrinhos também devem vestir trajes recepção, ou seja, a mesma roupa do noivo ou trajes escuros. Os pais dos noivos devem acompanhar no traje. Exige sapatos sociais amarrados, meias pretas e camisas de preferência com punho para abotoaduras.

TRAJES OU TERNOS ESCUROS: Trajes ou ternos (com colete no mesmo tecido) escuros são também recomendados para casamentos. Cores como o cinza asfalto, azul–marinho, marrom, padrão risca-de-giz e preto são opções para os noivos. É importante que a modelagem desta roupa seja social, entretelada e forrada. Esqueça a informalidade de paletós desestruturados ou modelagens exóticas como golas esportes ou gola Mao, abotoadas até o pescoço: roupas “diferentes” não combinam com esta cerimonia tão formal, a não ser que o noivo seja um astro de rock ou receba na festa só pessoas modernas, que conseguem entender a proposta.
* Vantagens: Pode ser aproveitado no dia seguinte como traje completo ou paletó solto. É fácil encontrar camisa social de cores pálidas e gravatas que combinem. Libera a roupa dos padrinhos e pais para uma escolha menos formal. É fácil de comprar. As lojas sempre mantêm modelos atualizados nestas cores. Adequados para casamentos pela manhã, tarde ou à noite com menos sofisticação.
* Desvantagens: Nem sempre é fácil de encontrar para alugar. Fica muito parecido com os padrinhos nas fotos. As cores escuras sempre fotografam como preto.

SMOKING: Muito comum nos Estados Unidos, o uso de smoking para os noivos tem até coerência, afinal a noiva está vestida a rigor (gala) e não com um traje recepção (como o noivo). Por ser ainda restrito no Brasil é opção perigosa.
* Vantagens: Pode ser alugado facilmente. As lojas masculinas sempre têm opções modernas para smokings. Em modelagens tradicionais podem ser usados mais e por mais tempo.
* Desvantagens: O smoking se torna obrigatório também para os padrinhos e pais e dependendo da importância da festa até para os convidados. O visual parece estranho (especialmente nas fotos).

NÃO USE:
* Trajes claros, mesmo no verão.
* Camisas escuras ou estampadas, gravatas temáticas.
* Trajes moderninhos, roupas em veludo (engordam na foto) ou seda lustrosa.
* Sapatos esportivos (mocassins inclusive).
* Camisas com colarinhos abotoados (são esportivas).
* Cintos esportivos (os cintos sociais devem combinar com o sapato).
* Trajes coloridos (caem de moda).
* Paletó e calça diferente ou Blazer.
* Meias ou sapatos coloridos ou claros.
* Roupas com ombreiras ou muito amplas.
* Mangas ou comprimento muito longo no paletó.

sábado, 4 de abril de 2009

Os diferentes tipos e rituais de casamento

Por: Max Miranda

Cada um na sua
Existem inúmeros rituais de casamento. Indígena, cigano, judaico, católico... A diversidade une pessoas, o preconceito separa casais, sentimentos ultrapassam costumes e conquistam uma intensa e emocionante vida a dois. No universo das relações, o respeito às tradições individuais ajuda a compor convivências mais harmônicas. Sim, respeito. A palavra leva o casal aos melhores lugares do coração e do mundo. Convivência à parte, as cerimônias de enlace são sempre repletas de rituais que simbolizam a beleza do relacionamento. Passar por cima das convenções e viver este começo com simplicidade e discrição é também uma escolha. Nilson Fontes, 30 anos, advogado, e Dalinha, 28, esteticista, se casaram de maneira pouco comum. "Reunimos amigos e parentes numa tarde de domingo. Foi na piscina do clube que comemoramos nosso casamento, muito refrescante e com incríveis sucos. Um belo café da manhã, um piquenique inesquecível". Qual a religião de vocês? "O amor", responde Dalinha, casada há dois anos.

Cigano
"No casamento são usados os mesmos símbolos do noivado: os dois punhais, o lenço vermelho, vinho, pão, sal e uma taça de cristal. O vinho é para garantir a alegria permanente do casal, o pão e o sal representam a união, a taça de cristal é para que a harmonia se mantenha presente e o punhal serve para a comunhão do sangue", explica a pesquisadora Maria Santiago.
Judaico
"A cerimônia acontece numa tenda. É montada uma mesa especial, onde servem bebidas e comidas depois das bênçãos matrimoniais do rabino. Na presença de dez testemunhas masculinas, o vinho e os anéis são abençoados e o casal bebe a primeira taça de vinho. Os anéis, então, são trocados. Antes de a festa começar, outros rituais são cumpridos. Não se casam aos sábados ou em festas religiosas. Os noivos bebem da mesma taça de vinho e o noivo esmaga um copo com o pé, enquanto os convidados desejam felicidades. Uma das interpretações é que a quebra do copo simboliza um rompimento com a vida passada dos noivos. O casal ingressa no casamento sem quaisquer sentimentos de culpa que poderiam prejudicar o relacionamento. A noiva usa um véu durante a cerimônia. A tradição tem origem na história de Rebeca que se cobriu com um véu, quando viu e aproximou-se do futuro marido, Isaac - Gênesis 24:65".
Budista
"A visão budista do casamento é bastante liberal. O casamento não é considerado um dever religioso, mas uma opção pessoal. Depois das formalidades do registro civil estarem completas, os noivos recebem uma bênção dos monges no templo local. Embora os monges budistas não oficializem a cerimônia legalmente, eles fazem um serviço religioso, em ordem de abençoar os noivos. Do ponto de vista budista, o casamento nem é sagrado, nem não sagrado".

Católico
"É o mais comum no Brasil, um dos maiores países católicos do mundo. Para que seja realizada a cerimônia, alguns documentos são requeridos pela igreja: cópia da certidão de batismo atualizada de ambos, carteira de identidade, certidão de habilitação fornecida pelo cartório de registro civil, certificado de freqüência do curso de noivos ou mesmo o recibo de pagamento. O casal deve ser solteiro ou viúvo. O catolicismo não aprova o divórcio, então, divorciados não podem se casar na igreja católica. O padre celebra a cerimônia, abençoando os noivos e todo processo é testemunhado pelos padrinhos e convidados que estão assistindo à celebração. Após a cerimônia, os noivos recebem os cumprimentos dos convidados com uma festa. A noiva usa um vestido branco (as mais ousadas optam por outras cores, sem problema) e o noivo um terno. Ao final da festa, ela joga o buquê para as solteiras e a que pegar, acredita-se, será a próxima noiva".
Japonês
"Metade dos casamentos japoneses ainda é acertado entre famílias. A cerimônia é riquíssima e se transformou num negócio extremamente organizado e profissional. Entre os japoneses, casar os filhos como manda o figurino, significa cumprir um dever de pai e pode custar muito caro. As famílias costumam economizar a vida inteira para realizar a cerimônia, que lá não se prende necessariamente a uma única religião (predominam o budismo, xintoísmo, catolicismo e ritos filosóficos). A noiva chega a trocar de vestido quatro vezes, o que se reflete na quantidade de fotografias. São os maiores álbuns do planeta, com o triplo de fotos de outros países".
Ortodoxo
"Dependendo de quem celebrar, a cerimônia pode ser em português ou na língua da descendência dos cônjuges. O ritual, bem rígido, não permite alteração nas suas etapas, daí o termo ortodoxo,que significa ‘conforme a doutrina definida'. A cerimônia é dividida em duas partes: a união do casal e a coroação. A disposição no altar é a mesma da igreja católica".
Evangélico
"Semelhante ao casamento católico, o casamento evangélico pode ser feito na igreja ou em espaço para festas, conforme vontade dos noivos. Os trajes dos noivos são tradicionais, como nos outros casamentos. A entrada dos noivos também é tradicional: ela entra, no início do casamento, como pai pelo corredor direito e, ao final do casamento, sai com o esposo, pelo corredor esquerdo. O pastor/ministro recebe o casal, fala sobre o casamento e procura fazer com que outros casais participem deste momento e que voltem os pensamentos a fim de que todos realmente participem do momento do culto. Depois são feitas orações, a promessa dos noivos e a entrega das alianças. Para finalizar,após a entrega das alianças, os noivos se ajoelham e recebem a oração e a benção. A saída dos noivos e padrinhos obedece a disposição em que a noiva desejar".
Indígena
"O rapaz não se casa logo. A moça sim. Geralmente vive com um marido desde o início da puberdade.Até o nascimento do primeiro filho, o casamento é bastante instável. O rito do casamento indígena pode ser combinado quando os noivos ainda são crianças e se diferem de uma tribo para outra".

Mórmon
O ritual do casamento religioso inicia-se com hinos e orações. Em seguida, o bispo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias abençoa o casal. Trocam-se as alianças e a cerimônia é encerrada com hinos e orações. Depois os noivos podem organizar uma recepção para familiares e amigos.Esta cerimônia é sagrada, podendo ser assistida por familiares e amigos íntimos que sejam membros da igreja. A castidade do casal é de suma importância para os mórmons. O casal deve permanecer fiel um ao outro e a Deus, cumprir as promessas feitas no casamento e colocar a família sempre em primeiro lugar.

Ecumênico
Quando os noivos pertencem a religiões diferentes, sempre surge a dúvida sobre como e onde será realizado o casamento. "Neste caso, a dica é conversar com o responsável pela cerimônia em cada uma das crenças para chegar a um acordo sobre uma celebração ecumênica na qual os dois possam receber as bênçãos das respectivas religiões juntas".