quarta-feira, 15 de abril de 2009

Buquês: Estilos e horários

Hoje resolvi falar de um dos elementos mais indispensáveis pelas noivas: o buquê! Muitas noivas me perguntam como deve ser a escolha do modelo ideal, se existem regras para isso, se devem seguir a decoração escolhida, etc e tal... então vamos lá!

Não existem regras específicas para o buquê da noiva! O ideal é adequar o modelo ao estilo do casamento, ao estilo da noiva, ao vestido, aos acessórios usados no grande dia e principalmente ao horário da cerimônia! Por isso muitas vezes recomendamos que o buquê seja escolhido após a escolha do vestido e com uma idéia ao menos das cores que terão a maquiagem e dos acessórios que serão usados.

O buquê não precisa seguir as mesmas flores nem as mesmas cores da decoração, pois como o destaque da cerimônia são os noivos, o buquê pode diferir das outras flores do ambiente, desde que não prejudique a harmonia e o clima criado pelos decoradores.

O horário da cerimônia é importante principalmente para se definir o tipo de flor utilizada, uma vez que cada uma tem a sua durabilidade e o buquê tem que estar perfeito durante o evento. Além disso, o horário da cerimônia, quase sempre define o tipo de vestido usado, tendo flores mais apropriadas para cada ocasião. Coloco então abaixo algumas dicas:


Pela MANHÃ os brancos são sempre bem vindos! Em cerimônias matutinas, o clima pede algo mais clean, assim procure usar flores do campo, rosas ou trigos que são leves. Rosas brancas com egipsofilas, copos-de-leite com ornintogalos, com folhas verdes, lisiantos são perfeitos! Recomenda-se buquês em forma de cascata, redondos, ou se quiser inovar, arranjos menores ou apenas uma flor. No verão, as noivas podem ousar um pouco mais com cores alaranjadas, lilás claro e amarelos que ficam lindas e tornam seu casamento ainda mais alegre e ensolarado.


A TARDE as cerimônias não destoam muito das recomendações da manhã. Rosas, lírios, cravos, cores branca, champagne ficam muito lindas. A mistura de 2 ou 3 cores no buquê como brancas com alaranjadas ou cor-de-rosa ou salmão estão na moda. Se quer inovar use girassóis, um looking diferente, que além de alegrar o ambiente, está sempre voltado para o sol, trazendo sua força positiva para o evento.

Cerimônias a NOITE, não tem muitas regras, pode-se usar todas as formas, cascatas, braçada, redondo bem farto combinam. Você pode abusar de todas as cores, especialmente do vermelho. Os buquês ainda podem ter brilhos dourados ou prata, flores em vários tons, ou até serem artificiais trabalhados em pedrarias, strass, miçangas, pérolas, ou em metal.



Quanto as formas, as mais utilizadas pelas noivas são:


REDONDO - usado tanto no casamento de dia, quanto na noite, depende da escolha das flores e dos complementos. Os buquês redondos, não são recomendados para noivas gordinhas, nem para vestidos com cauda, pois aumentam o volume do conjunto.




CASCATA (ou cacho de uva) - recebe esse nome por imitar a caída da água nas cascatas. É o mais clássico, podendo ser usado em qualquer horário e qualquer tipo físico de noiva, exceto as baixinhas. Para este buquê, a calda do vestido e sua sofisticação estão liberadas.





ORIGINAIS - Se você quiser ser bem diferente, além dos modelos artificiais que já citei acima, existe também a opção de misturar frutas e flores, que criam um clima bem tropical e interessante.



BRAÇADA - é o modelo mais simples de ser confeccionado, porém um buquê de muito estilo que deve ser usado por noivas altas e principalmente com postura. Este modelo serve tanto para a noite quanto para o dia, dependendo apenas dos complementos utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário