quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O significado das alianças


Alianças: A palavra aliança surgiu por volta do século XV, provavelmente na França.Mary de Burgundy foi a primeira noiva da história a usar uma aliança como sinal de amor e união duradoura. A iniciativa de presenteá-la com um anel de diamantes foi de seu noivo, o Arquiduque Maximilan da Áustria, em 1477. A forma circular do anel, sem começo nem fim, seria um prenúncio da continuidade do amor e devoção ao longo da vida do casal.O costume de usar o anel no dedo anelar da mão esquerda é ligado a uma crença antiga. Acreditava-se que nesse dedo existia uma veia que ia direto para o coração. O dedo anular esquerdo tornou-se, assim, o dedo da aliança de casamento em diversas culturas.

Aliança ainda significa: ato ou efeito de aliar, casamento, anel de noivado ou de casamento; aliar: unir, fazer ligação, harmonizar, combinar, agrupar, unir em casamento, ligar-se, confederar-se, casar-se.
No dicionário encontramos casamento como: ato de casar, união legítima entre homem e mulher, matrimônio, cerimônia ou festa nupcial. Mas sabemos que o casamento é muito mais do que isso! É um pacto, uma aliança entre um casal que se ama e que se propõe a uma vida em comum dentro de certas regras e valores. A aliança é nada mais nada menos do que a representação material desse pacto. Nada melhor do que ela para representar esses laços e sentimentos que andam tão esquecidos pelos homens! Ao escolher uma aliança, lembre-se sempre de seu verdadeiro significado e do compromisso que ela representa.

Detalhe:
Após o casamento, os anos de convivência são chamados de bodas. Seu significado é reavivar o compromisso de amor e de companheirismo efetuado a dois no ato do casamento. Existem três delas que se destacam, sendo mais comemoradas pelos casais e familiares e que mudam a aliança original:
· 25 anos (Bodas de Prata) coloca-se um fio de prata ao redor das alianças de ouro.
· 50 anos (Bodas de Ouro) duas alianças de ouro conjugadas, com pedras.
· 75 anos (Bodas de Diamante) coloca-se diamantes ao redor das alianças ou em uma parte das mesmas, de acordo com a disponibilidade econômica do casal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário